Pesquise no Google!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Pondo a religião no lugar. 1a parte

Esse assunto dá muito pano pra manga.
Tento pensar por onde começar... e me lembro da minha infância. Voltando no tempo, uns 20 anos... as religiões não tinham tanto apelo quando hoje. A igreja católica estava ali, na dela. As carolas iam ás missas de domingo. Minha avó chegou a me arrastar para igreja algumas vezes.



Eu mesmo estudei em colégio de freiras e mesmo assim, as religiões não eram tão fanaticamente presentes. Mantinham certa distancia... bem, talvez de mim,,, não sei.

O tempo passou, as igrejas evangélicas começaram a proliferar. Talvez preenchendo uma lacuna deixada pela igreja católica nas pessoas que precisavam crer em algo mais forte que sua vida vazia e de merda.



O problema é que esse tipo de fanatismo chato começou a sufocar algumas pessoas que não se importavam com religiões. Não estavam em busca de nada pra ter que achar qualquer deus por aí. 
Alguns se renderam a nova onda, muitos outros diziam que acreditavam em deus mas não tinham religião ( não me pergunte como ) e quase ninguém se dizia ateu. Mas tarde tivemos o surto de espiritismos e umbandas e esses paralelos. 

Ok...ok... a pessoa quer acreditar em porcos mágicos da Nova Zelândia. Lindo! Acredite no que quiser. Desde que não me encha a porra do saco. Mas enche.




Não pelos canais de tv que passam missas e cultos e merdas assim. Eu tenho a escolha de trocar de canal. Mas quando o cara entra na politica e é eleito usando sua posição na igreja. Quando esse mesmo cara começa a colocar suas crenças na politica, nas escolas, nas faculdades. Quando o meu direito de não crer em nada começa a ser ameaçado por aqueles que acreditam... TEM algo muito errado.


É simples de entender. Se vc representa a população e essa possui uma diversidade de crenças e não crença, vc tem o dever de ser neutro para que consiga representar bem todos. 

Estado laico é isso, não?

Com cada vez mais religiosos entrando para cargos políticos e estou com medo.
Medo que a nossas escolas sejam poluídas com lixo criacionista, fodendo com todo nosso empirismo. 
Medo que o ensino religioso seja obrigatório e que nos tornemos, em poucos anos, um estado crente obrigatório. Acabando com o livre pensamento.


http://www.cianorteagora.com.br/noticia/6504

Nenhum comentário: