Pesquise no Google!

domingo, 8 de abril de 2012

Verdade X Realidade



Tentei começar esse post de varias formas infrutíferas. As vezes é realmente difícil escrever uma linha de raciocínio. Para ajudar, vou começar pelas definições no dicionário:


verdade
ver.da.de
sf (lat veritate) 1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2 Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 

realidade
re.a.li.da.de
sf (lat realitate) 1 Qualidade do que é real. 2 Existência real. 3O que existe realmente. Antôn: ficção, fantasia. R. virtual, Inform: forma mais natural de interação entre um usuário e o computador, através da imersão do usuário num ambiente tridimensional sintético, gerado pelo computador.


Verdade é como a pessoa interpreta a realidade que a cerca. Essa é a ideia. Contudo, cada pessoa tem sua maneira de fazer isso.
O EGO tem um papel importante nessa interpretação pois ele ordena que a sua verdade seja aceita pelos demais. 
Os gregos já pensavam nisso nas raízes da filosofia. Em uma época cheia de mitos e superstições, como separar o real do imaginário coletivo? 
Foi criada então a Teoria do conhecimento ou Epistemologia.
Platão disse: Crença é um determinado ponto de vista subjetivo. 
              Conhecimento é crença verdadeira e justificada.



Separar a opinião pessoal de uma realidade empírica é difícil!
Pessoas e seus egos não gostam de estar errados e ao invés de procurar a verdade, é mais fácil crer! Achar! 

Estamos no ano de 2012. Temos avanços tecnológicos palpáveis graças a esse pensamento empírico. Carros, computadores, casas, prédios, aviões, saúde... poderia citar todas as maravilhas que o pensamento empírico nos trouxe.

O que eu não consigo entender é COMO PESSOAS INTELIGENTES QUE VIVEM NO SECULO XXI CONTINUAM ACREDITANDO NO INEXISTENTE?!
Será que a necessidade de sentir-se importante, de socializar, de fazer parte de algo grande, seja mais facilmente encontrada em seus cultos ridículos do que na realidade?

Caros religiosos, sejam cristãos, espiritas, umbandistas etc... façam um favor para vocês mesmos e prestem mais atenção no mundo que os cerca. 

Temos tanto a ganhar juntos, um planeta inteiro para descobrir e cuidar. Não se deixem manipular por essa corja manipuladora que cobra dízimos ou da cursos de coisa alguma só para lucrarem às suas custas.

Documentário bonus:





2 comentários:

Anônimo disse...

Vc fala isso porque nunca foi a uma igreja... a mídia só fala dos erros nunca elogiou uma igreja... O dizimo é uma ordem de Deus, mas vc não intenderá isso pq não conhece a verdade, a verdade plena e verdadeira. Antes de julgar qualquer coisa procure intender e descobrir o por que das coisas...

KAos disse...

Pelo contrário... estudei a bíblia no colégio de freiras.
E se segue a bíblia a risca, doe todo seu dinheiro aos pobres...um homem não precisa de riquezas. Está lá... já leu? Ou seus pastores ricos pulam essa parte?
Ou quem sabe estuprar uma mulher.. e claro, ela não pode gritar... se não, é apedrejada até a morte... Mas não coma camarões nem tire sua barba... inferno garantido. Tenha bons escravos e mate-os se quiser. Eu conheço muito mais a bíblia do que imaginas. E INTENDER não é com I.