Pesquise no Google!

sábado, 7 de julho de 2012

Ilusões




Por mais que nos achemos seres racionais, dotados de uma inteligência única nesse planeta, somos traídos por essa mesma mente diversas vezes em nossas vidas.
Seja por um discernimento incorreto ou mente descontinua, temos o defeito de achar que o tempo não vai passar.
Recentemente tive um exemplo disso.





Sempre imaginei que, quando conheço uma pessoa, crio porções dessa pessoa em minha memória. Essas porções são “vivas”, pois tem um bocado de reações e sentimentos próprios.  Sempre que interajo com essa pessoa, alimento essas porções.

A ilusão está quando você espera algo dessas pessoas, se baseando em seu conhecimento em relação a elas e se engana.





O tempo passa, as experiências e vivencias mudam as pessoas e é errado achar que elas permanecerão estáticas, exatamente como sua porções em nossa mente.

Saber disso, não ajuda. Temos sentimentos e expectativas por essas porções de pessoas que só vivem em nossa mente. E quando as confrontamos com a realidade e não é nada parecido com o que esperava, a porção quebra, junto com os sentimentos e expectativas que tínhamos.

Mais uma para o caderninho de lembretes. Conheça seus “conhecidos” sempre como se fosse pela primeira vez, principalmente se faz muito tempo que não se encontram.  Alimente essas porções e quebre rápido as antigas. Não faça julgamento e nem crie expectativas se baseando nelas.

Não passam de ilusão, criadas por você.
Não existe coisa pior do que ser enganado por você mesmo.


Nenhum comentário: